Vamos falar sobre Novembro Azul?

Um bate-papo relevante sobre a causa

Enquanto o mês de outubro simboliza a campanha do Outubro Rosa, o mês seguinte dá lugar a outra campanha tão importante: o movimento Novembro Azul, que simboliza a luta e a conscientização do câncer de próstata e a atenção à saúde masculina de forma geral. 

Mas como será que surgiu essa campanha? Por que a cor azul foi escolhida? Essas e outras informações relevantes acerca desse movimento você poderá conferir a seguir!

Uma brincadeira com (ótimas) consequências

No ano de 2003, em Melbourne, na Austrália, os amigos Travis Garone e Luke Slattery conversavam sobre aderir ao uso do bigode, algo considerado fora de moda naquela época. Com isso, após se sentirem incentivados pela campanha da mãe de um colega em prol do Outubro Rosa, ambos decidiram deixar seus bigodes e torná-los o símbolo de uma campanha para a conscientização da saúde masculina. 

A ideia foi um sucesso e assim surgiu o Movember: um movimento que mesclava as palavras Moustache (bigode) e November. O mês de novembro foi escolhido porque no dia 17 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Vários amigos da dupla toparam participar da campanha e com isso, o movimento foi crescendo cada vez mais.

Até que no ano seguinte foi criada a Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de arrecadar fundos para o combate ao câncer de próstata. 

O sucesso da campanha foi tanto que se espalhou por mais de 20 países, onde vários homens compartilhavam fotos de suas barbas como forma de apoio e as mulheres também usavam bigodes falsos e roupas em tom de azul. Por conta disso, o movimento ficou conhecido como Novembro Azul em alguns países, incluindo o Brasil.

O câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens no Brasil. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos no país por conta desse tipo de câncer. Além disso, a taxa de incidência é ainda maior nos países desenvolvidos do que em países em desenvolvimento.

Quais são os principais sintomas?

É importante frisar que no início, o câncer de próstata costuma não apresentar sintomas. Quando os sintomas surgem, cerca de 95% dos tumores já se encontram em fase avançada. Por isso a prevenção é tão importante. Entre os sintomas, podemos citar:

  • Dores fortes;
  • Vontade de urinar frequentemente;
  • Dores ao urinar;
  • Presença de sangue no sêmen e/ou na urina.

Principais fatores de risco: 

  • Ter familiares próximos com histórico de câncer de próstata, com pai, irmãos e tios; 
  • Etnia: homens pretos possuem maior incidência de próstata do que homens brancos, de acordo com estudos;
  • Estar acima do peso.

 Qual é o melhor tipo de tratamento?

O tratamento começa com a prevenção. É muito importante que todos os homens a partir dos 50 anos façam consultas periódicas ao urologista para realizar o exame de toque. No caso de pessoas com fatores de risco, esse tipo de consulta deve ser iniciada mais cedo, aos 45 anos.

Com o exame de toque retal, o médico consegue avaliar se há algum tipo de alteração nas glândulas, como por exemplo o aparecimento de nódulos suspeitos. Para se ter uma ideia da importância desse tipo de exame, cerca de 20% dos pacientes já conseguem ser diagnosticados somente pela alteração no toque retal. 

Quando há casos de tumores, porém com baixo nível de agressividade, é possível controlar a situação com o processo de acompanhamento, monitorando a evolução da enfermidade por meio de exames realizados em períodos estipulados pelo médico. Assim, o profissional poderá verificar se houve ou não progressão da doença e indicar como o paciente deve proceder.

Aqui na Hprojekt nós valorizamos o acesso à informação e a saúde de todos. Acreditamos que o melhor caminho para a prevenção é o conhecimento. Sendo assim, estamos engajados nessa causa para que todos fiquem atentos e realizem o exame periodicamente em busca de evitar a doença. Cuide-se, previna-se! 

 

 

 

RELACIONADOS

Endereço: Al. Mamoré, 687 (WeWork) | Alphaville Industrial, Barueri – SP | CEP: 06454-040


Razão Social: Hprojekt LP Recrutamento Especializado LTDA | CNPJ: 42.830.369/0001-71

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © HPROJEKT | 2021