Outubro Rosa: entenda a importância dessa campanha

Outubro Rosa: entenda a importância dessa campanha

Um mês inteiro voltado para a prevenção e conscientização

O mês de outubro chegou e, com ele, diversas empresas e estabelecimentos entram em campanha na luta contra o câncer de mama e o câncer de colo do útero. Mas você sabe qual é a razão para esse mês ser o escolhido para o movimento? 

A iniciativa começou nos Estados Unidos, já que vários estados do país já realizavam ações contra o câncer de mama no mês de outubro. Por conta disso, o Congresso Americano oficializou o mês de outubro como o mês nacional de prevenção do câncer de mama e posteriormente, também do câncer de colo do útero.

Pensando nisso, nos anos 90, a Fundação Susan G. Komen for the Cure criou a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. A instituição entregou a todos os participantes um laço na cor rosa, que posteriormente se tornou o símbolo do movimento. A cor foi escolhida por simbolizar a representatividade feminina, já que esse tipo de câncer tem como vítimas 99% das mulheres. 

Câncer de mama:
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas.

Para conhecer os sinais e sintomas, medidas de prevenção, tipos de diagnóstico e tratamento do câncer de mama, clique aqui para acessar informações detalhadas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Câncer de colo do útero:
O câncer de colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame.

Para conhecer os sinais e sintomas, medidas de prevenção, tipos de diagnóstico e tratamento do câncer de colo do útero, clique aqui para acessar informações detalhadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Números alarmantes

  • O câncer de mama é o mais incidente em mulheres em todo o mundo, com estimativa de 2,3 milhões de casos, representando 24,5% dos casos de câncer no sexo feminino;
  • É a causa de morte por câncer mais frequente nessa população, com uma média de 15,5% de mortalidade; 
  • O câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, com aproximadamente 570 mil novos casos por ano no mundo;
  • A estimativa é de que o câncer do colo do útero cause cerca de 311 mil óbitos por ano.

A falta de informação pode ser fatal
Apesar de obtermos informações com mais facilidade atualmente, muitos casos de câncer de mama e câncer do colo do útero são diagnosticados de forma tardia por falta de informação e de prevenção.

Para se ter uma ideia, em uma pesquisa encomendada pelo Coletivo Pink, muitas pessoas acreditam em teorias infundadas para a causa desses tipos de câncer. Cerca de 73% das participantes acreditam que o câncer é causado por fatores genéticos, ou que esquentar alimentos no microondas pode agravar esse tipo de enfermidade (31%).  

A verdade é que apenas 10% dos casos estão atrelados à herança genética, enquanto na verdade o uso excessivo de bebidas alcoólicas, o consumo de alimentos processados, menstruação antes dos 12 anos e menopausa tardia são fatores de risco para a doença. 

Por que o Outubro Rosa é tão importante?
Porque o apoio e o incentivo à informação é crucial para que as mulheres possam realizar o autoexame e passar por consultas periódicas, com o objetivo de obter o diagnóstico precoce e consequentemente, conseguir salvar mais vidas.

Além disso, podemos mencionar o aumento da conscientização, divulgar de forma mais ampla o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamentos, reduzindo significativamente a taxa de mortalidade por conta da doença.

Aqui na Hprojekt, temos orgulho em contar com um time majoritariamente feminino. Sendo assim, queremos reforçar ainda mais a importância do autoexame e da prevenção, sendo uma empresa que apoia e incentiva todas as práticas do movimento Outubro Rosa. Cuide-se, previna-se, compartilhe informações. Vamos salvar vidas juntos? 

 

RELACIONADOS

Endereço: Al. Mamoré, 687 (WeWork) | Alphaville Industrial, Barueri – SP | CEP: 06454-040


Razão Social: Hprojekt LP Recrutamento Especializado LTDA | CNPJ: 42.830.369/0001-71

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © HPROJEKT | 2021