Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino

Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino

Saiba mais sobre essa data tão necessária

Hoje, dia 19 de novembro, é celebrado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com algumas instituições globais voltadas para o incentivo de mulheres que criam e comandam seus próprios negócios. 

O objetivo, além de reforçar a importância das mulheres assumindo uma parcela importante do mercado voltado para o empreendedorismo, também é mostrar que ainda há muito o que evoluir em relação à desigualdade de gênero no mundo corporativo.

No Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), encomendada pelo IBGE, aproximadamente 9,3 milhões de mulheres lideram empresas no país. Isso faz com que as mulheres brasileiras atinjam o sétimo lugar entre 49 países no ranking de mulheres empreendedoras, com informações do Global Entrepreuneurship Monitor, referência em pesquisas sobre empreendedorismo no mundo.

Por que essa data é tão importante?

Porque de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), cerca de 43% dos lares brasileiros são sustentados e chefiados por mulheres. Em um país onde a população é majoritariamente feminino (aproximadamente 52%), apenas 13% das mulheres se encontram em cargos de liderança e chefiando empresas.

Para se ter uma ideia, atualmente temos cerca de 24 milhões de mulheres empreendendo no nosso país contra 28 milhões de homens, sendo que 44% das empreendedoras do sexo feminino alegam empreender por necessidade ou por escassez de emprego, enquanto apenas 32% dos homens alegam o mesmo motivo.

Além disso, apesar de comprovadamente as mulheres empreendedoras possuírem um nível de inadimplência bem menor do que os homens, o acesso ao crédito, principalmente no período da pandemia, foi dificultado para elas: em uma pesquisa encomendada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, foi constatado que que 34% das mulheres buscaram empréstimo contra 41% dos homens, mas a resposta positiva foi maior para as empresas lideradas pelo sexo masculino. 

Isso significa que, apesar de sermos maioria na população, o preconceito ainda existe e precisa chegar ao fim. E isso pode acontecer se ele for enfrentado e exposto por cada uma de nós.

A capacidade em conciliar a carreira e a vida pessoal 

Outro desafio enfrentado pelas mulheres, principalmente as que também são responsáveis por chefiar suas casas, é a capacidade de conciliar sua carreira com todas as tarefas que a vida pessoal exige: cuidar da casa, dos filhos e ainda encontrar tempo para estudar e empreender. 

Afinal, também de acordo com o Sebrae, as mulheres estudam cerca de 16% a mais que os homens e mesmo assim costumam receber 22% a menos que eles. A dupla jornada que grande parte das mulheres vivem, principalmente quando empreendem, é bastante desafiadora. 

Empreendedorismo na Hprojekt

Aqui na Hprojekt contamos com duas mulheres incríveis em nosso quadro societário: Fabíola Cordeiro e Gabriela Padovan. Ambas assumem o cargo de Head de Operações na empresa e são as grandes responsáveis por fazer o negócio acontecer, liderando, motivando suas equipes e buscando crescer cada vez mais. Por isso, aproveitamos a oportunidade para perguntar para elas o que é empreender sendo mulher e mãe no mercado de trabalho brasileiro:

 

“Empreendedorismo, para mim, é não medir esforços, é se jogar verdadeiramente e ser guiada por um propósito. Eu sou apaixonada pelo que faço e sempre comento com a minha filha que meu propósito é fazer a diferença.

Todos os dias eu transformo a vida de várias pessoas, trazendo oportunidades de emprego para elas. Gerar empregos vai muito além da ascensão profissional:  a cada vaga fechada, eu não estou mudando apenas a vida daquele candidato. Eu estou conseguindo, consequentemente, mudar a realidade também de toda a sua família. É isso que torna o nosso trabalho tão especial.

Tem uma frase que gosto muito do pensador Modigliane que diz: ‘seu real dever é salvar o seu sonho’. E é o que faço todos os dias.” 

-Fabíola Cordeiro

“Empreender não é uma decisão e nem um processo fácil. Vejo que muitas mulheres são pouco encorajadas e as que empreendem, tomam o risco para complementar uma fonte de renda ou simplesmente para a própria sobrevivência. A maternidade é um fator que muitas vezes afasta as mulheres de suas carreiras e com isso, ingressar em trabalhos autônomos ou gerir o próprio negócio pode se tornar uma saída no pós licença.

Trata-se de um ato de coragem, é assumir risco, sonhar alto, ter persistência. As mulheres ainda são minoria como representantes em cargos de alto nível de gestão, além de ainda sofrerem com os salários mais altos por parte do público masculino.

Desta forma, empreender pode favorecer o nosso lugar de destaque, promover a ascensão feminina no mercado de trabalho, dar o nosso tom de voz, quebrar os estereótipos da fragilidade e da emoção.  E trazer para o jogo soft skills como flexibilidade, jogo de cintura, pensar fora da caixa como fortes habilidades e fortalezas.

Empreender é se empoderar, é um teste de resiliência, de autoconhecimento. Empreender com propósito permite a conexão consigo mesma, permite mostrar as suas reais capacidades e também despir as suas vulnerabilidades, fazendo com que você se fortaleça diariamente.”

– Gabriela Padovan 

 

Queremos que essa data de hoje seja celebrada como um marco na história, porém, também queremos que o empreendedorismo feminino e a presença de mulheres em grandes cargos seja uma realidade muito mais fácil de ser vista nos próximos anos. Que toda mulher seja respeitada, tenha seu trabalho valorizado e reconhecido. Que possamos encontrar a equidade pela qual batalhamos arduamente nos últimos anos. E vamos seguir nessa batalha pelos nossos direitos!

A todas as mulheres que batalham diariamente em busca de um futuro melhor para si, para sua família e também para o mundo, recebam os nossos parabéns e nossos sentimentos de respeito, carinho e admiração. 💜 

RELACIONADOS

Endereço: Al. Mamoré, 687 (WeWork) | Alphaville Industrial, Barueri – SP | CEP: 06454-040


Razão Social: Hprojekt LP Recrutamento Especializado LTDA | CNPJ: 42.830.369/0001-71

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © HPROJEKT | 2021