Currículo na era digital: o que mudou?

Esqueça o currículo impresso e invista nas redes sociais para buscar um novo emprego 

Foi-se o tempo em que para conseguir um emprego, era necessário ir até a empresa e entregar o currículo impresso nas mãos de algum responsável. Com o avanço tecnológico, os documentos em papel foram substituídos pelos currículos digitais, podendo ser enviados tanto por e-mail, como em portais especializados em empregos. 

Mas como entender o que deve e o que não deve ser feito dentro desses currículos digitais? Em quais plataformas eles devem ser publicados? Quais sites são confiáveis e quais são referência quando decidimos buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Onde posso encontrar dicas? 

Sabendo de todas essas dúvidas rotineiras, decidimos trazer algumas respostas nesse artigo. Confira a seguir: 

LinkedIn, a primeira rede social profissional 

Há alguns anos, seria pensar na possibilidade de existir uma rede social voltada exclusivamente para nossa vida profissional. Mas aconteceu: criado pelo empresário americano Reid Hoffman, em maio de 2003 nascia o LinkedIn, com a promessa de se tornar a maior rede social profissional do planeta. O objetivo da plataforma é realizar conexões entre profissionais ao redor do mundo, para que possam se atualizar e melhorar o desempenho de suas atividades. 

A ideia deu muito certo: hoje, o LinkedIn possui aproximadamente 600 milhões de usuários pelo mundo, sendo cerca de 43 milhões de usuários somente no Brasil, atrás somente de países como Estados Unidos, China e Índia, de acordo com levantamento realizado pela Istoé Dinheiro. Seu sucesso fez com que a plataforma chamasse a atenção da gigante Microsoft, que a comprou em 2016.

Isso mostra a importância de se ter um perfil nessa rede social: uma pesquisa publicada no portal CanalTech mostra que cerca de 93% dos recrutadores buscam novos profissionais por meio do LinkedIn para avaliar melhor se o candidato em questão realmente possui as competências necessárias para ocupar o cargo. Cerca de 20 milhões de empresas no mundo possuem perfil na rede social profissional, sendo assim, para ser visto, é bastante importante manter o currículo atualizado por lá. 

Empregos no Facebook

A rede social de Mark Zuckerberg está sempre atenta ao que está em alta na internet para não ficar para trás. E em relação a empregos, não seria diferente.  A plataforma criou a ferramenta Empregos no Facebook. Nela, o usuário seleciona o tipo de vaga que deseja encontrar, a localidade, entre outros filtros. Após todas as seleções, automaticamente aparecem as oportunidades mais próximas daquilo que foi procurado. 

A ferramenta também auxilia as empresas a encontrarem possíveis candidatos, seguindo o caminho inverso do mencionado acima. Além disso, também permite a criação de grupos, que auxiliam o networking entre empresas e candidatos. 

Não existe um local propriamente dito dentro do Facebook para inserir o seu currículo, mas ele não deixa de ser um aliado na busca por um emprego. Com todo o processo de modernização de currículos que mencionamos lá no começo desse texto, com a internet, (quase) todo lugar é lugar de buscar emprego!

Por se tratar de uma rede social bastante utilizada pelos brasileiros, é comum encontrar recrutadores navegando pelo Facebook em busca de mais informações para possíveis candidatos. Levando isso em consideração, é interessante estar atento aos grupos de vagas, à ferramenta de empregos e também manter um perfil mais tranquilo, sem “assuntos polêmicos” no feed. Afinal, você pode estar sendo observado e não quer correr o risco de perder uma grande oportunidade de emprego, não é mesmo?

Empregos no Twitter? Sim, é possível!

A rede social queridinha dos adolescentes também pode se tornar uma janela para o seu currículo. Isso porque muitas empresas possuem perfis no microblog justamente para interagir e proporcionar uma sensação de proximidade com seus usuários, conforme afirma o portal da CNN Brasil. É interessante se manter atento às páginas dessas empresas porque oportunidades podem surgir em meio às conversas descontraídas.

O seu perfil também pode ser analisado, afinal, o Twitter é um dos maiores geradores de conteúdo da internet. Seja para memes, notícias ou polêmicas, a plataforma costuma ser uma excelente fonte para diversos assuntos. Muitos “anônimos” acabam conhecidos por conta de suas postagens. Isso pode fazer com que você seja visto graças às suas postagens. Pensando nisso, capriche no conteúdo! Quem sabe a empresa dos seus sonhos não te nota por meio dos seus 140 caracteres?

O bom e velho e-mail

Podemos dizer que o principal substituto da tradicional entrega de currículo impresso é o e-mail. Esse recurso é utilizado principalmente para a comunicação entre recrutadores e candidatos. Ao se candidatar a uma vaga via LinkedIn, Facebook ou mesmo um portal de vagas, sua grande maioria costuma solicitar algum endereço de e-mail para retornar o contato. Isso mostra o quão importante é ficar de olho na sua caixa de entrada constantemente, além de verificar se nenhum e-mail importante foi parar na caixa de spam para não correr o risco de perder nenhuma oportunidade. 

Portais de vagas

Para se informar sobre novas oportunidades, os portais de vagas são uma excelente opção. Costumam ter vagas em diversos setores e localidades e trazem informações detalhadas sobre as oportunidades disponíveis, explicando a respeito dos requisitos necessários, atribuições do cargo e também seus benefícios. 

Podemos dizer que também é a forma mais segura de se candidatar com a certeza de receber um feedback sobre seu currículo, já que empresas sérias de recrutamento fazem a análise minuciosa do perfil do candidato e trazem respostas, seja ele aprovado ou não. 

A Hprojekt, especialista em recrutamento e seleção possui um portal de vagas constantemente atualizado e cheio de oportunidades em várias áreas e em diversos locais. Que tal encontrar o seu novo emprego hoje e o melhor: de maneira prática, sem precisar imprimir currículo, a apenas um clique de distância? Acesse agora mesmo e envie seu currículo! Temos certeza que temos a vaga ideal para você 😉

RELACIONADOS

Endereço: Al. Mamoré, 687 (WeWork) | Alphaville Industrial, Barueri – SP | CEP: 06454-040


Razão Social: Hprojekt LP Recrutamento Especializado LTDA | CNPJ: 42.830.369/0001-71

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © HPROJEKT | 2021