Como vencer a timidez durante a entrevista de emprego?

Como vencer a timidez durante a entrevista de emprego?

Confira algumas dicas valiosas para superar a pressão nesse momento tão importante

Participar de uma entrevista de emprego causa um nervosismo natural em boa parte das pessoas. É raro ouvir alguém dizer que passa por essa situação de maneira tranquila, sem sentir um leve desconforto e/ou um frio na barriga. Isso piora ainda mais quando se tratam de pessoas tímidas, que já são introspectivas por natureza e possuem dificuldade para expressar suas competências e habilidades.

Em uma sociedade que costuma valorizar muito mais as pessoas sociáveis e com personalidade expansiva, a insegurança por parte dos tímidos aumenta. Isso porque muitas vezes a timidez pode ser confundida com um comportamento mais retraído e inseguro, fazendo com que eles não se destaquem em um processo seletivo, por exemplo.

Mas isso não quer dizer que todo tímido será reprovado, pelo contrário: quando o processo conta com recrutadores altamente capacitados, eles conseguem enxergar o potencial do candidato independentemente da sua personalidade mais introspectiva. Então, se você é uma pessoa tímida, fique tranquilo(a)! Suas competências serão, sim, valorizadas. 

Porém, se você deseja superar o “trauma” do nervosismo durante uma entrevista de emprego, separamos algumas dicas para você vencer a timidez nesse momento tão importante. Confira:

Prepare-se um dia antes da entrevista

Sabemos que é um pouco difícil conter a ansiedade no dia que antecede a entrevista. Mas certas atitudes podem te ajudar a manter a calma e se sentir mais preparado. O bem-estar físico e mental é muito importante nesse momento. Sendo assim, assista um filme ou uma série que te permita relaxar, leia um livro, faça uma refeição leve e já separe a roupa e o material necessário para a entrevista. Com tudo pronto, fica mais fácil acordar no dia seguinte se sentindo mais tranquilo e confiante. 

Ensaie previamente tudo o que você pretende dizer

Apesar de cada vaga e empresa ter suas particularidades, muitas vezes as entrevistas de emprego seguem um script (respeitando o segmento das vagas, é claro).  Sendo assim, você pode ensaiar em sua casa, em frente a um espelho, tudo o que você pretende responder. 

Algumas perguntas são de praxe, como sua área de formação, o que você espera dessa oportunidade, sua opinião sobre a empresa… reúna todas elas e ensaie quantas vezes julgar necessário até sentir mais segurança em falar a respeito tranquilamente. 

Estude a empresa

É muito mais fácil trazer respostas mais concretas quando sabemos sobre o que estamos falando, não é mesmo? Por isso, é bastante importante estudar a empresa da qual você pretende fazer parte, entender quais são seus diferenciais e ter na ponta da língua a razão pela qual você espera poder integrar o time. 

Pesquise sobre a empresa nas redes sociais, dê uma olhada no site (caso possua), leia comentários a respeito em portais de busca. Saber sobre a organização faz com que você se destaque perante outros candidatos que não se prepararam previamente, mesmo aqueles que são mais expansivos.

Fale sobre a sua trajetória profissional

Nesse momento, é muito importante saber o que dizer e ter segurança nas suas palavras. Sendo assim, é bom trazer um assunto no qual você possua total embasamento. E nada melhor do que falar sobre a sua trajetória profissional! Conte ao recrutador suas experiências anteriores, fale sobre as empresas que trabalhou, as atividades das quais mais se identificava… aqui,  cada detalhe conta! 

Essa também é a hora perfeita para ressaltar suas habilidades. Mostre seu potencial para desenvolver determinadas tarefas, seu empenho para solucionar problemas e confiança no seu trabalho. 

Não se comprometa com aquilo que você não pode cumprir

A sinceridade também conta pontos no momento da entrevista. Não é um problema mencionar a sua timidez, até para que o entrevistador entenda que seu comportamento faz parte da sua personalidade. Seja você mesmo! E isso também se estende no momento das perguntas sobre habilidades. Não afirme que você sabe executar determinada tarefa caso você não possua experiência no assunto. Ao invés disso, diga “não tenho conhecimento, mas estou bastante disposto(a) a aprender!”

Acredite em si mesmo

Essa é a principal dica de todas! Por mais clichê que pareça ser, é preciso acreditar em você acima de qualquer coisa. Se você não acredita no seu potencial, porque a empresa da qual você pretende trabalhar vai acreditar? Sendo assim, não permita que o medo te atinja de forma a diminuir sua capacidade. Seja maior que ele, combinado? 😉

Temos certeza de que essas dicas podem te ajudar a passar pela fase de processo seletivo de maneira mais tranquila, respeitando sua personalidade, mas ainda sim, fazendo com que você se sinta mais seguro(a) e confiante para garantir a sua vaga. Para mais dicas sobre processos seletivos, confira mais artigos presentes aqui no nosso blog. Desejamos boa sorte e muito sucesso! 🙂

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELACIONADOS

Endereço: Al. Mamoré, 687 (WeWork) | Alphaville Industrial, Barueri – SP | CEP: 06454-040


Razão Social: Hprojekt LP Recrutamento Especializado LTDA | CNPJ: 42.830.369/0001-71

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © HPROJEKT | 2021