A importância da responsabilidade social nas empresas

A importância da responsabilidade social nas empresas

Para se destacar em uma sociedade cada vez mais engajada, é preciso pensar além das vendas

Você já parou para pensar no que te faz ser fiel a uma marca específica? Por que você escolhe uma marca determinada de arroz, ou de shampoo? Por que você acredita que suas roupas só ficarão limpas e cheirosas caso você use aquele famoso sabão em pó? 

Podemos considerar que esse hábito é causado pela Economia da Experiência.

Economia da Experiência foi um conceito criado pelos especialistas em mercado pela Universidade de Harvard Joseph Pine e James Gilmore, em 1999. Com base em seus estudos relacionados às tendências de vida e de consumo, concluíram que a venda de cada produto deve ser tratada como uma experiência única e memorável. Com isso, o consumidor tem a sensação de ser importante, trazendo boas memórias e o estimulando a sempre lembrar daquela marca específica durante suas compras.

E essa estratégia realmente funciona: de acordo com artigo publicado pela InfoMoney, cerca de 74% dos consumidores alegam ser fiéis a alguma marca ou produto, enquanto 52% afirmam que estão dispostos até mesmo a gastar uma quantia superior para pagar suas marcas favoritas. 

Mas vale ressaltar que a experiência vai muito além do produto em si. O consumidor de hoje é exigente e busca por empresas e marcas que prezam pela ética, sustentabilidade e comprometimento. Ou seja, uma empresa que esteja realmente preocupada com sua responsabilidade social.

O que é responsabilidade social?

Dentro do ambiente corporativo é necessário ter um propósito. Além da expectativa de vendas, é preciso trazer a sensação de que o consumidor está comprando muito mais do que um produto, mas também auxiliando uma empresa a desenvolver diversos projetos que trazem de volta impactos positivos para a sociedade como um todo.

A responsabilidade social é tão levada a sério pelo consumidor que se tornou até um fator capaz de tornar a empresa mais ou menos competitiva no mercado. Isso se deve a busca constante por um consumo cada vez mais consciente, onde a procura por empresas que visam reduzir os impactos ambientais ou que se propõem a voltar parte de seus lucros para algum projeto social. E por isso é tão importante levantar essa pauta dentro das empresas, independentemente do seu porte.

Esse tipo de atitude também traz benefícios internos, já que ocasiona uma melhoria na reputação da marca, torna-se mais atraente para colaboradores que também desejam trabalhar em uma companhia da qual acreditam em seus valores, aumenta a sua credibilidade no mercado, além de aumentar sua visibilidade perante os investidores. 

Como isso pode ser aplicado na prática?

A implementação da responsabilidade social nas empresas pode ser feita de diversas maneiras. Entre elas, podemos citar os programas de diversidade dentro das companhias, criando um ambiente de respeito e trazendo oportunidades para grupos de minorias, que infelizmente ainda sofrem preconceito por parte da sociedade ao tentarem ser inseridos no mercado de trabalho. 

Mas é preciso lembrar que, para incluir essas minorias, é preciso realizar mudanças dentro do ambiente corporativo. Ou seja, conscientizar seus líderes e colaboradores sobre o engajamento de uma empresa mais igualitária e inclusiva. 

No caso de colaboradores portadores de necessidades especiais, por exemplo, não basta apenas contratá-los. É necessário fazer adaptações para que possam circular pelos ambientes sem nenhum tipo de dificuldade. Esse é o verdadeiro significado de inclusão.

A contratação de profissionais de comunidades próximas à empresa também é uma forma de fazer algo pela sociedade, trazendo mais empregos para os moradores da região. Essa atitude também é interessante para diminuir o tempo de locomoção entre casa e empresa, de forma que os funcionários não cheguem tão cansados para trabalhar.

Pensar no bem-estar da sociedade é essencial 

A responsabilidade ambiental também deve fazer parte dos objetivos da companhia. Acompanhar e colaborar em projetos visando a preservação do meio ambiente, realizar o processo de reciclagem dos materiais utilizados, fazer uma boa gestão dos resíduos, buscar alternativas para economia de energia e redução de consumo de plástico são alguns dos tópicos que devem ser levados em conta. 

Criar ou participar de projetos filantrópicos faz a diferença não apenas para a companhia, mas também para a sociedade como um todo. Auxiliar ONGs que visam a doação de roupas, alimentos ou até mesmo a prestação de serviços ou assistência médica e odontológica são muito importantes. 

Incentivar os colaboradores a participar de serviços como auxiliar ONGs que cuidam de animais abandonados, visitar hospitais com pessoas em tratamento médico ou se oferecer para realizar programas de voluntariado em geral também são ótimas sugestões. Hoje, precisamos pensar não apenas “da porta para dentro”, mas sim em como podemos ajudar a transformar o mundo trabalhando em equipe e melhorando o dia de outras pessoas. 

Quais impactos esse tipo de ação pode causar na minha empresa?

Acredite, os benefícios dessas atitudes voltadas para a mudança são inúmeros. De acordo com um levantamento publicado pela Você RH, cerca de 66% dos consumidores em 60 países diferentes estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços quando a empresa possui preocupação socioambiental.

No caso do Brasil, muitos consumidores também pensam dessa forma: 74% deles optam por produtos de empresas que tenham conhecimento de seus programas voltados para a sustentabilidade e 46% aceita pagar um valor maior por esses produtos e serviços ao saber que a empresa está comprometida com esses valores.

Ou seja, trabalhar para que a responsabilidade social se torne uma realidade dentro das companhias, além de trazer benefícios para a sociedade como um todo, também proporciona uma maior visibilidade e chances de lucro para as empresas.

E você, já aplica isso dentro da sua empresa? A Hprojekt está sempre atenta aos valores que realmente importam para a sociedade e busca trazer essas propostas também para seus clientes. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos te ajudar a crescer de forma sustentável!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELACIONADOS

Endereço: Al. Mamoré, 687 (WeWork) | Alphaville Industrial, Barueri – SP | CEP: 06454-040


Razão Social: Hprojekt LP Recrutamento Especializado LTDA | CNPJ: 42.830.369/0001-71

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © HPROJEKT | 2021