7 dicas para realizar um processo seletivo justo e eficiente

7 dicas para realizar um processo seletivo justo e eficiente

Confira nossas dicas e garanta aquela tão sonhada vaga

A estruturação de um bom processo seletivo faz parte das atividades do departamento de recursos humanos de uma empresa. São eles os responsáveis por criar um processo de atração e seleção eficiente, de forma a serem contratados profissionais qualificados e que tenham um fit cultural com a empresa.

Hoje, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, competitivo e, ao mesmo tempo, dinâmico. Sendo assim, é necessário que as companhias sejam capazes de se adequar a esse tipo de mudança e tragam profissionais que se enquadrem nessa nova realidade de trabalho.

O processo seletivo é um momento bastante importante para a empresa, já que é por meio dele que novos talentos são selecionados para fazer parte da equipe. E para que ele ocorra da melhor forma, é preciso que seja muito bem estruturado, de maneira que sejam contratados profissionais que realmente façam sentido para os cargos disponíveis, além de realizar um bom planejamento em relação aos custos que essa nova etapa pode gerar.

Sendo assim, sabendo da relevância desse momento, selecionamos 7 dicas para realizar um processo seletivo justo e eficiente. Confira a seguir!

1- Planejamento é a palavra-chave 

Antes de qualquer coisa, o mais importante é estabelecer um bom planejamento.  Reúna os gestores responsáveis pelas áreas em que as vagas serão abertas, entenda mais sobre as necessidades, estabeleça junto com eles as etapas do processo, as competências exigidas para os cargos e seus salários. Assim, você começa o processo já com todas as informações em mãos. 

2- Faça uma boa divulgação das vagas

Após traçar o perfil dos candidatos em conjunto com os gestores, é preciso iniciar o processo de divulgação das vagas. Descreva de maneira clara e objetiva as funções de cada cargo, além de trazer mais detalhes sobre a empresa. É importante mostrar mais sobre a organização para que o candidato se sinta realmente atraído em integrar o time. 

Além disso, você deve escolher bem o canal de comunicação para encontrar o profissional ideal. Não basta apenas utilizar um portal de vagas, é preciso ir além: utilize outras plataformas para ver e ser visto e mostrar-se disponível para conhecer mais sobre cada candidato.

3- Hora da triagem

Esse é o momento de filtrar os currículos recebidos para fazer uma espécie de eliminatória. Muitas vezes os currículos enviados infelizmente não preenchem os requisitos necessários, então entrevistá-los tomaria um tempo que pode ser utilizado analisando outros candidatos que façam mais sentido para as vagas.

4- Realize uma pré-entrevista

Aqui, é o momento de reunir os candidatos que mais se destacaram para uma entrevista. Ela pode ser feita em grupo, com alguns testes de habilidade que tenham a ver com as competências exigidas nas vagas disponíveis. Com isso, é possível realizar mais uma filtragem para a próxima etapa. 

5- Faça a primeira entrevista individual

Chegou a hora da primeira conversa entre o candidato e o recrutador. Esse deve ser um diálogo mais descontraído, para conhecer melhor o candidato, ouvi-lo falar de suas experiências anteriores e quais são suas metas e objetivos a longo prazo. Com isso, é possível avaliar se existe um fit com a vaga e com a empresa para ter a entrevista final com o gestor.

6- Entrevista final 

A entrevista final deve ter a participação do gestor, para que o candidato saiba que o mesmo está a par de todo o processo e que ele está entre os finalistas. Aqui, já com uma boa coleta de informações realizada previamente, é o momento de deixar um diálogo mais “livre” entre gestor e candidato, para que eles possam se conhecer melhor. 

7- Informativo de aprovação

Sem dúvidas, esse é o momento mais importante (e feliz!) para o candidato: o aviso de aprovação da vaga. Sendo assim, isso deve ser feito com o máximo de alegria e receptividade por parte do recrutador.

Além disso, é nessa hora que devemos trazer todas as orientações: qual a data de início, o salário proposto, benefícios, qual será a modalidade de trabalho (presencial, híbrido ou 100% remoto) e se colocar à disposição para qualquer esclarecimento que for necessário. 

O encantamento do candidato deve ir muito além do processo seletivo: ele deve continuar mesmo após a aprovação, recebendo todo o respaldo necessário para que se sinta bem-vindo e acolhido pela empresa. Um ambiente em que o profissional já se sinta parte dele desde o início faz toda a diferença para que ele também se sinta motivado a dar o seu melhor. Assim, todos saem ganhando! 🙂

Gostou das dicas? A Hprojekt é especializada em recrutar os melhores candidatos para as maiores empresas do mercado. Quer saber um pouco mais sobre a nossa forma de trabalhar? Entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo e sanar todas as suas dúvidas! 

 

RELACIONADOS

Endereço: Al. Mamoré, 687 (WeWork) | Alphaville Industrial, Barueri – SP | CEP: 06454-040


Razão Social: Hprojekt LP Recrutamento Especializado LTDA | CNPJ: 42.830.369/0001-71

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © HPROJEKT | 2021